top of page

Natureza ou trabalho


Você já se perguntou porque você não atinge o mesmo nível de performance de atletas como Nicola Spirig ou Daniela Ryf? Talvez você tenha concluído que é porque você não treina tão duro quanto elas ou não tem tanto tempo para se dedicar aos treinos. Na verdade, pode ser que não seja sua culpa.

De maneira geral, existem dois tipos de triatletas que tem performances de alto nível: aqueles com boas características genéticas e aqueles com excelente capacidade de treinar e que tem um bom planejamento de treino.

Quando atletas tem ótimas performances, ele geralmente relacionam isso a um treinamento de qualidade superior, acesso a boas condições de treino ou a terem iniciado os treinamentos ainda muito jovens.

Será que esse sucesso poderia ser atribuído a predisposições biológicas? Características genéticas podem responder por 50% das melhoras em performance e o treinamento pelos outros 50%.

Essas características genéticas não são apenas aquelas visíveis como estatura, comprimento dos braços e pernas, mas também o tipo de fibra muscular (fibras de contração lenta ou rápida) predominante no corpo e a capacidade de manter níveis de condicionamento físico elevados.

Analisando por essa perspectiva, se você vai ou não ser um campeão depende:

a) das características anatômicas, psicológicas e de comportamento com as quais você nasceu,

b) do treino, nutrição e descanso adequados,

c) da sua capacidade, herdada geneticamente, de se adaptar ao treinamento, alimentação e descanso.


Outros fatores que podem afetar a performance incluem a “treinabilidade” do atleta. Existem algumas pessoas que chamamos de “não respondedores”, que tem grande dificuldade em melhorar no esporte e que, obviamente, nunca competirão em alto nível mas, mesmo assim, se sentem bem e se divertem treinando e competindo. Atividade neuromuscular e biomecânica (técnica) tem alguma importância no triatlon, mas não tanta quanto em esportes únicos. A natureza do triatlon não exige técnicas perfeitas. A natação, por ser em águas abertas, não exige uma braçada perfeita para se ter uma boa performance. o ciclismo pode ser com ou sem vácuo e não exige a mesma técnica de um ciclista olímpico. A corrida é decidida por quem á o mais rápido depois do ciclismo e não necessariamente por quem tem os melhores tempos numa corrida de 10 km. Geralmente a corrida é decidida pelo corredor mais forte e bem treinado.

Provavelmente um dos fatores mais importantes em se desenvolver um atleta de alta performance está em encontrar indivíduos que são altamente motivados e que se mantem assim durante o longo tempo necessário para se formar um campeão.

O tempo para se formar um campeão varia de indivíduo para indivíduo, mas geralmente fica entre 10 e 15 anos, passando desde o aprendizado inicial dos fundamentos do esporte, o desenvolvimento de força e capacidades e, finalmente, atingir um nível internacional de competitividade. Não é incomum serem necessários ainda outros 6 a 8 anos de experiência competitiva para realmente se atingir as melhores posições do ranking mundial.

Além de tudo isso, ainda existem os componentes psicológicos. Isso inclui a capacidade de tolerar dor e fadiga e ainda dedicação e motivação para treinar e competir em um nível tão alto. Outros fatores psicológicos importantes incluem motivação, agressividade, foco, habilidade de manter o treinamento, reações às vitórias e às derrotas, habilidade de lidar com stress e ansiedade, lidar com distrações, capacidade de relaxar e, claro: capacidade de treinar.

Capacidade de treinar não significa apenas seguir uma planilha de treinos mas sim se manter consciente, perseverante, empolgado e pronto para competir. É isso que você precisa ter se você deseja melhorar e ser bem sucedido nesse esporte. Infelizmente pouco se pode fazer para alterar a genética de um atleta, mas aqueles que tem uma grande nível de dedicação e um treinamento eficiente tem muito mais chances de atingirem todo seu potencial no esporte


Rob Pickard é ex coordenador geral de técnicos da equipe australiana de triatlon. Reside atualmente na Austrália e é tutor de técnicos na Trisutto Coaching Academy

Técnicos on line da trisutto estão a sua disposição para ajuda-lo a melhorar sua performance aqui

Posts em destaque
Posts recentes
Procure por assunto
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Vintage Stamp
  • Instagram Vintage Stamp
bottom of page