top of page

Medicina da saúde.

A grande maioria das doenças cronicas e degenerativas tem grande relacão com o estilo de vida. Conceitos como idade biológica, longevidade e envelhecimento saudável estão nas discussões mais atuais quando o assunto é o envelhecimento. A populacão acima dos 60 anos cresce em um ritmo muito acelerado, por isso é importante pensar como querem estar esses indivíduos nessa fase da vida. Será que apenas aumentar a sobrevida é suficiente; e a qualidade?

Mas o que é medicina preventiva? Exames de rotina? Mamografia? Avaliacão com urologista? Colonoscopia? Exames laboratoriais para possíveis marcadores tumorais? Claro que tudo isso é muito importante: detectar um cancer em fase precoce pode ser a diferenca entre a cura ou não da doenca. Hoje indica-se rastreamento de diabetes e dislipidemias, permitindo atuar de forma precoce nos fatores de risco para doenca cardiovascular. Mas ainda há muito para se caminhar. É preciso valorizar o conceito das consultas de rotina, de acompanhamento médico regular para medidas e acões preventivas e, mais do que isso, o papel do médico como formador de opinião e disseminador do conceito de um estilo de vida saudável.

O médico deve ser, antes de tudo, um exemplo para seus pares, assumindo ele mesmo esse estilo de vida. Mas esse não é o mundo de verdade. Hoje os médicos estão entre os profissionais com piores índices na qualidade de vida, com alta incidencia de depressão, alcoolismo, consumo de drogas e suicídio. As consultas se tornaram cada vez mais rápidas, e focadas em problemas específicos. Os médicos cada vez se especializam mais, e os clínicos gerais, pediatras, geriatras e médicos de família são muito pouco valorizados nessa ditadura imposta pelos convenios de saúde.

Você é aquilo que você come, ou mais ainda: na luz dos conceitos de nutrigenomica e epigenética vocêé o que sua mãe comeu. Uma gestacão conturbada, com consumo excessivo de carboidratos refinados, obesidade e diabetes, pode ativar genes responsáveis pela obesidade no feto em formacão. O consumo de álcool e fumo pode ser responsável pelo retardo de desenvolvimento fetal, baixo peso ao nascer, malformacões e distúrbios no sistema nervoso central. A obesidade infantil crescente vem alimentando as massas de adultos obesos. Doencas antes nunca imaginadas para a infancia, como a hipertensão, as dislipidemias e até mesmo a obesidade mórbida, já estão presentes nessa fase da vida, chegando ao extremo da indicacão de cirurgia da obesidade para adolescentes.

A obesidade, o diabetes, a hipertensão arterial sistemica estão diretamente relacionados ao sedentarismo e à adoção de um padrão alimentar inadequado. Há ainda a relacão do aumento na incidencia de cancer com a obesidade, tabagismo e consumo de gorduras saturadas.

E por fim a demencia, a sarcopenia, que é a perda de massa e forca da musculatura esquelética, e a síndrome de fragilidade no idoso. É papel do médico, do obstetra, do pediatra, do clínico geral e por fim do geriatra a promoção desses valores e conceitos e, com isso, a prevenção dessas doenças. Mas há que se entender que esse é um processo contínuo. Quando um indivíduo sofre um infarto ou um AVC esse é um processo que vem se desenvolvendo em suas artérias há vários anos, motivado principalmente por maus hábitos, como obesidade, sedentarismo, tabagismo e descontrole da pressão arterial, entre outros.

Claro que a medicina diagnóstica com testes ergométricos, cintilografias para detecção de isquemia, cateterismos e angioplastias são procedimentos muito importantes, aumentando sobremaneira a sobrevida desses indivíduos. Mas será que esse é o único caminho possível? Será que a adoção de uma nova estratégia de medicina preventiva e de promocão de saúde não traria resultados muito melhores do que o foco na doenca?

Os hábitos saudáveis na gestacão, o estímulo à alimentacão saudável desde a infancia, a introducão à atividade física e o modelo de um estilo de vida saudável é papel dos pais. A crianca é um reflexo daquilo que ve, e os pais são os maiores exemplos. Mais do que falar é preciso adotar esse estilo de vida que gostaríamos que nossos filhos seguissem.

Dr.RodrigoTenório é médico especialista em medicina do esporte e nutrologia

Posts em destaque
Posts recentes
Procure por assunto
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Vintage Stamp
  • Instagram Vintage Stamp
bottom of page